domingo, 17 de julho de 2016

MAIAS



  Essa civilização se desenvolveu na Guatemala, Honduras, Belize e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nesta região entre os séculos IV e XVI.

Sociedade:
  • nobres: chefes, guerreiros e administradores.
  • sacerdotes: controlavam a religião e a produção cultural.
  • povo: exercia todas as funções produtivas.
  • escravos: prisioneiros de guerra.

Economia:

  A economia dos Maias era baseado em: milho, algodão, feijão, tomate, batata e cacau. Eles utilizavam como técnica de cultivo a irrigação e as queimadas. O comércio era baseado na troca de mercadorias. E era praticado o artesanato fabricando: peças de cerâmica, objetos de ouro e cobre e tecidos de algodão.

Religião:

  Os Maias eram politeístas. Os deuses mais importantes eram: O sol, a lua e Itzamná. Mas o povo preferia os deuses mais próximos de sua vida cotidiana. 
  Os maias sacrificavam prisioneiros, escravos e crianças porque eles acreditavam que era preciso sacrificar seres humanos para garantir a sobrevivência, tanto dos deuses quanto das pessoas. Isso enviaria energia humana para os deuses e, em troca, eles próprios seriam recompensados com o poder divino.

Cultura:

  Os Maias conheciam os eclipses solares e movimentos dos planetas. Desenvolveram o calendário e a escrita hieroglífica. E também na matemática, criaram o símbolo para representar o zero e desenvolveram noções sobre o princípio do valor negativo.


Postado por: Jamile Ramos, Julia Alana, Mª Clara e Mª Eduarda Zaror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário