domingo, 17 de julho de 2016

ASTECAS



  Esta civilização desenvolveu-se a partir do século XII, na região do México. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México). 



     Pirâmide social:


  • O governante supremo era o comandante militar e responsável por dirigir a politica externa.
  • O grupo dominante era composto pelos sacerdotes e chefes guerreiros.
  • Os pochtecas eram os grandes comerciantes.
  • O povo são os trabalhados urbanos e rurais.
  • Já os escravos eram os prisioneiros de guerra.

Economia:

  A economia dos Astecas era baseada na agricultura de: milho, feijão, melão, baunilha, cacau, algodao e tabaco. Eles utilizavam como técnicas de cultivos a irrigação e as chinampas ( camada de terreno, tiradas do fundo do lago para formar uma terra firme sobre raízes de plantas aquáticas, na qual plantavam produtos agrícolas), eles eram aptos à prática de artesanato fabricando roupas (para consumo), cerâmica, jóias e tecidos (para o mercado urbano), Praticavam o comércio a distância e usavam o cacau como moeda.

Religião:

  Os Astecas eram politeístas ou seja possuíam mais de um Deus e praticavam rituais de sacrifício humano.

Cultura: 

  Os astecas faziam esculturas de diversos tamanhos sobre, principalmente, temas religiosos ou aspectos da natureza. Os artistas astecas captavam a essência do que queriam retratar e faziam as obras com grande riqueza de detalhes.
Vale destacar que o tamanho da escultura estava relacionado com a importância do que era retratado. Deuses, sacerdotes e reis, por exemplo, eram temas de grandes esculturas. Enquanto as pequenas retratavam animais e objetos comuns do cotidiano.
Os escultores astecas usavam pedras e madeiras para fazer suas esculturas. Elas costumavam ser pintadas com tintas que obtinham na natureza. Usavam também a técnica de incrustação de pedras preciosas nas esculturas.
Os astecas tinham diversos mitos nos quais explicavam a origem dos deuses, dos homens e dos fenômenos da natureza. Estes mitos eram importantes, pois davam sentido a vida.


Postado por: Julia Alana, Jamile Ramos, Mª Clara, Mª Eduarda Zaror.








Nenhum comentário:

Postar um comentário